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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ESTAGIOS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Fonte: Frases e Pensamentos de Jean Piaget)

Sir Jean William Fritz Piaget (Nasceu 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel na Suiça –Morreu em Genebra, 16 de setembro de 1980 com 84 anos);
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação.

Jean Piaget foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino,mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.
   Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas.
Principais objetivos da educação: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.

Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano:

·        Sensório-motor;
·        Pré-operacional ;
·        Operatório concreto;
·        Operatório formal


Estágio sensório- motor
·        De 0 a 2 anos;
·        Período de percepção, sensação e movimento;
·        É regido pela inteligência prática;
·        Criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. 



Estágio Pré- operacional
·        De 2 a 7 anos;
·        Nesse período, as características observáveis mais importantes são:

·        Função simbólica – linguagem – comunicação
·        Egocentrismo (reconhece, assume, percebe o seu ponto de vista)
·        Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação – finalismo
·        Jogo simbólico = faz de conta, imaginário
·        Animismo – características humanas a seres inanimados
·        Realismo – materializar suas fantasias
·        Artificialismo – explicar fenômenos da natureza através de atitudes humanas



Estágio Operatório concreto
·        De 7 a 11/12 anos;
·        Reorganiza, interioriza, antecipa ações;
·        Diferencia real e fantasia;
·        Estabelece relações e admite diferentes pontos de vista;
·        Tem noções de tempo, velocidade, espaço, causalidade;


Estágio  Operatório formal
·        A partir dos 12 anos;
·        Esquemas conceituais abstratos;
·        Valores pessoais;
·        Cria referências sobre o mundo;
·        O pensamento hipotético-dedutivo é o mais importante aspecto apresentado nessa fase de desenvolvimento;
·        As bases do pensamento científico aparecem nessa etapa do desenvolvimento.


Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem:

·        Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.
·        Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.
·        primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.
·        A aprendizagem é um processo construído internamente.
·        A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
·        A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
·        Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
·        A interação social favorece a aprendizagem.
·        As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.

A educação na visão Piagetiana: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um   desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.
     A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

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